domingo, 26 de agosto de 2007

O Supremo começa a examinar o caso do mensalão - fantasma que volta a assombrar o governo

O julgamento da história


O Supremo começa a examinar o caso do mensalão - fantasma que volta a assombrar o governo - e se prepara para tomar decisões que terão alcance histórico no combate à corrupção.


(Revista Veja - Sinopse Radiobrás)

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Mensalão usou dinheiro público, diz o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza

* O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, disse que o mensalão era abastecido por dinheiro público e privado, na sessão em que o STF iniciou o julgamento que decidirá a abertura ou não de ação penal contra 40 denunciados.

O STF fará ao menos três sessões para decidir sobre a abertura de processo.


(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


Quadrilha do mensalão vai enfrentar a Justiça (Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)

* Quando o ministro Joaquim Barbosa iniciar, às 10h, a leitura do relatório de mais de 50 páginas, a sessão do STF terá dado início a um dos julgamentos políticos mais importantes da História recente do país.


O plenário vai decidir se aceita ou não - no todo ou em parte - a denúncia de 135 folhas do procurador-geral da República contra os 40 indiciados no inquérito do mensalão, escândalo revelado pelo JB em setembro de 2004. Segundo um ministro, a tendência é pelo acolhimento da denúncia.


(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)



* O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia hoje seu mais importante debate jurídico e político, no plenário, envolvendo o governo do PT.


Em pauta está o pedido do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, de abertura de processo contra os envolvidos no mensalão.


Entre os acusados estão os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil), Luiz Gushiken (Comunicação) e Anderson Adauto (Transportes), além de muitos outros petistas.


O ministro do STF que relata o caso é Joaquim Barbosa, que diz estar "sereníssimo" para anunciar sua decisão e descarta interferência do governo.


(Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ministério Públlco entra com Ação pedindo a devolução de R$ 55 milhões do mensalão

* A dois dias de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se abre ou não o processo criminal contra os acusados do envolvimento no escândalo do mensalão, o Ministério Público Federal entrou ontem com novas ações contra os petistas José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno, Silvinho Pereira, o empresário Marcos Valério e outras 32 pessoas.

Os procuradores da República vão agora tentar reaver pelo menos R$ 55 milhões que eles afirmam terem sido desviados pelo esquema.

As ações de improbidade administrativa vão tramitar em varas cíveis da Justiça Federal do Distrito Federal.

Se condenados, integrantes de cinco partidos que receberam recursos do esquema - PT, PTB, PL (hoje PR), PP e PMDB - também terão os direitos políticos suspensos por até dez anos.

(Valor Econômico - Sinopse Radiobrás)

sábado, 4 de agosto de 2007

Roberto Samartine Dias, diretor de Operações dos Correios, foi afastado do cargo, após a PF apreender documentos e computadores em suas residências

* Roberto Samartine Dias, diretor de Operações dos Correios, foi afastado do cargo ontem, um dia após a PF apreender documentos e computadores em suas residências no Rio e em Brasília.

Outros dois funcionários foram afastados.

(O Globo - Sinopse Radiobrás)


* Dois anos depois da descoberta do esquema de corrupção nos Correios, que resultou em uma das mais famosas CPIs do Congresso, a PF deflagrou ontem a Operação Selo.

Houve cinco prisões, entre elas a de Arthur Wascheck Neto, mandante da célebre gravação em que o ex-diretor da estatal Maurício Marinho recebia propina.

(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás - 03/08/2007


* O diretor de Operações dos Correios, Carlos Roberto Samartini Dias, foi afastado do cargo por determinação da direção da estatal.

Ele está entre as pessoas investigadas pelo Ministério Público e da Polícia Federal no inquérito que levou à deflagração, anteontem, da Operação Selo, na qual foram presos dois servidores dos Correios e três empresários.

(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)