A União repassou cerca de R$ 330 milhões a 546 organizações não governamentais por meio de convênios suspeitos de irregularidades, informa a reportagem da Folha publicada neste domingo. Os números constam em levantamento feito pela Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados.
De acordo com o estudo, os repasses financeiros referentes a 860 convênios em sete ministérios descumpriram a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Além disso, o documento revela que ONGs foram criadas alguns meses antes da assinatura dos convênios.
A reportagem revela que no Ministério do Turismo, por exemplo, foram assinados 55 convênios, no valor total de R$ 11,8 milhões, com organizações que tinham menos de três anos de registro na Receita Federal.
O levantamento analisou convênios assinados entre julho de 2003 e abril de 2007 e, segundo a reportagem da Folha, poderá servir de subsídio para as investigações da CPI das ONGs, instalada no Senado na semana passada e que ainda não tem relator.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u334558.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário