Um manifesto de dez laudas, traduzindo o pensamento da jovem oficialidade do Exército, assinado por 380 alunos, professores e o diretor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais - ESAO, a maioria constituída de tenentes e capitães, foi encaminhado ao presidente Costa e Silva, criticando o governo federal "pelo seu imobilismo ante à corrupção que grassa no País", segundo revelou à Tribuna fonte governamental. Além das críticas à corrupção, "que o governo não combate, apesar do dispor de todos os meios para fazê-lo", o documento avança também a uma análise do ensino militar ministrado nos estabelecimentos oficiais do Exército, que os signatários consideram "desapropriado para as atuais condições de vida brasileira".
EUA suspendem bombardeios ao Vietnã
WASHINGTON (FP - Tribuna) - O presidente Lyndon Johnson anunciou ontem à Nação norte-americana, num discurso televisado, que havia ordenado a cessação de todos os bombardeios - aéreos, navais e de artilharia - contra o Vietnã do Norte. A ordem será aplicada a partir das 13 horas GMT (10 horas, Rio) de hoje. O chefe do executivo afirmou que representantes da Frente Nacional de Libertação Sul-Vietnamita assistirão à próxima reunião semanal norte-americano-norte-vietnamita do dia seis do corrente.
Frisou, entretanto, que isso não significava absolutamente um reconhecimento da FNL. Representantes do governo sul-vietnamita, acrescentou, poderão igualmente assistir a essa reunião. Sem entrar em detalhes, Johnson explicou sua decisão dizendo que as conversações de Paris haviam ganhado subtamente um matriz favorável há algumas semanas, após vários meses de estar em "ponto morto".
Avião cai e mata 17
Uma fortaleza-voadora da Força Aérea Brasileira, com três oficiais, cinco sargentos e nove cadetes da Aeronáutica, ao fazer vôo de instrução, caiu às 17,22 horas, no mar, na altura da restinga da Marambaía, na Barra de Guaratiba, submergindo rapidamente a uma profundidade de quinze metros. A B-25, usada na Segunda Guerra Mundial, considerada pelos pilotos da FAB como obsoleta, fazia vôo normal, segundo os guarda-vidas Anselmo, Hamilton e Arcelino, do Salvamar, que se encontravam na lancha nº 113, quando, a certo momento, os motores começaram a falhar, e, em seguida, caiu pesadamente em pleno mar, para afundar minutos depois.
Os salva-vidas afirmaram que acorreram ao local, não podendo fazer nada, pois a fortaleza-voadora submergiu rapidamente levando consigo para o fundo do oceano as 12 pessoas que nela se encontravam. Mesmo assim, fizeram o balizamento do lugar onde ocorreu o acidente".
Bomba explode no Centro
Uma bomba explodiu esta madrugada na porta da Livraria Forense, na Avenida Erasmo Braga. Não houve vítimas e sim danos materiais. A Polícia cercou o local, mas não tinha até esta manhã qualquer pista dos terroristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário