sábado, 6 de junho de 2015

Lava Jato: empreiteiras querem pagar por perdão do governo

Portal Terra
As empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato fizeram uma proposta para o governo federal em que pedem o pagamento integral de indenizações em troca de perdão pelo prejuízo causado no caso de corrupção envolvendo a Petrobras. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
As empresas querem ainda que o acordo de ressarcimento dos valores desviados passe da Controladoria Geral da União (CGU) para a Advocacia Geral da União (AGU). Hoje, o maior receio delas é que a Justiça as condene a não possam mais firmar contratos com o poder público, levando muitas delas à falência.
Uma outra punição às empresas proposta nesta nova fórmula seria que parte do ressarcimento ocorresse em forma de ações que dão poder decisório no comando das empresas. Os papéis seriam posteriormente leiloados no mercado.
A proposta enfrenta dificuldades para ser aceita tanto pelo governo como pelo Ministério Público Federal (MPF). Ministros avaliam que aceitar as condições poderia passar a ideia de que o governo está salvando as empresas que cometeram crimes. O MPF, que conduz processos de idoneidade paralelos, já se manifestou a favor de um acordo do tipo.
Tags: construtoras, federal, Ministério, perdão, público

Nenhum comentário: